Moldagem por injeção e compressão, prensas horizontais e verticais, salas limpas, ambientes industriais, injeção LSR ou HCR… na Sterne temos uma ampla gama de soluções técnicas para atender às suas mais altas expectativas para um produto de silicone.
O princípio da moldagem é simples : um molde ou ferramental de aço, que define a aparência e a forma da peça, é integrado a uma prensa. O silicone é então injetado ou comprimido nesse molde para dar forma a uma peça de silicone. Os processos técnicos utilizados para a fabricação são definidos previamente com o escritório de design de acordo com as expectativas e necessidades do cliente e dependendo da viabilidade do material.
É essencial ter em mente que, ao contrário do plástico, o silicone é um composto temperado que se reticula em contato com o calor. Assim, as ferramentas são aquecidas, permitindo que o produto seja capturado antes de sofrer, em 90% dos casos, uma pós-cura.
Na Sterne, temos diferentes oficinas de moldagem e processos de fabricação semelhantes em diferentes tipos de ambientes. Nossas oficinas de moldagem estão presentes tanto em ambiente industrial quanto em nossas salas limpas em conformidade com ISO 6.
Trabalhamos com dois processos de moldagem de silicone:
- Moldagem por compressão : um uso exclusivo de silicone compacto
- Moldagem por injeção, em que podem ser utilizados HCR e LSR.
• Máquinas de moldagem por compressão de silicone de 10 a 400 toneladas
• Máquinas de moldagem por injeção de silicone (HCR e LSR)
• Máquinas de moldagem por injeção de borracha, máquinas de moldagem por injeção de plásticos e TPE automatiza
• Tolerâncias padrão de acordo com a norma ISO 3302-1 Cat. M2 ou ainda mais rígidas
• Possibilidade de criação de peças de silicone desde protótipos até grandes séries (produção automatizada)
Na Sterne trabalhamos com dois tipos de matérias-primas de silicone: Borracha de silicone de alta consistência (HCR) e borracha de silicone líquido (LSR).
Antes de iniciar uma produção, a oficina de mistura prepara a matéria-prima de silicone: adicionando cores, catalisadores, matrizes etc. que definirão as propriedades finais da matéria-prima de acordo com as necessidades do cliente (funcionais e padrões).
A nossa gama de silicones para moldagem tem durezas que variam de 10 a 90 Shore A, e possuímos uma vasta gama de aditivos (alta temperatura, resistência a chamas etc.) assim como um amplo painel de cores.